FUNDAÇÃO EDUCAR E O ESPÍRITO DO ECA: A CAMPINAS QUE BRILHA

Por José Pedro Soares Martins

Zeitgeist é um termo alemão, muito utilizado em filosofia, que expressa o chamado “espírito do tempo”. É estar identificado com os sentimentos, as sensibilidades, a cultura de uma época. Pois estar afinada com o seu tempo, com os anseios mais profundos e as potências mais latentes de seu momento histórico, é a marca da Fundação Educar DPaschoal, em seus 30 anos de trajetória, lembrados neste mês de novembro.

Quando a Fundação Educar foi criada, em 1989, o mundo e o Brasil vivenciavam mudanças radicais. No plano internacional, a queda do Muro de Berlim (no dia 9 de novembro) simbolizava o fim de uma era, a da Guerra Fria, e a abertura de novos horizontes.

Havia um clima de otimismo, de esperança, e outro signo daquele período era a o debate global em torno dos direitos das crianças e adolescentes. Apenas seria possível construir outro modelo civilizatório com o respeito integral aos direitos da infância e juventude, o que historicamente não acontecia na maior parte dos países.

Fruto dessa percepção, intensificou-se um diálogo que culminou na aprovação no dia 20 de novembro de 1989, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da Convenção sobre os Direitos da Criança. Pela primeira vez as crianças e os adolescentes passariam a ser reconhecidos como cidadãos de fato, nos termos da Doutrina da Proteção Integral que orientou a confecção da Convenção.

Esse debate também se refletiu no Brasil, que na prática até se antecipou ao que seria garantido pela Convenção. A nova Constituição brasileira, promulgada a 5 de outubro de 1988, já incluía, também de forma inédita, os direitos de cidadania da infância e juventude, como está explícito no artigo 227, e igualmente sob a influência da Doutrina da Proteção Integral.

Pois é neste contexto inspirador que nasceu a Fundação Educar DPaschoal, em total sintonia com o que os segmentos mais progressistas estavam defendendo e pensando sobre uma posição mais ativa das crianças e adolescentes na sociedade.

Nascida da vocação da família empreendedora do Grupo DPaschoal em atuar pelo desenvolvimento da comunidade onde a empresa está inserida, a Fundação Educar reflete no próprio nome o seu norte, a sua missão. Seria uma instituição voltada para fortalecer a educação como ferramenta de transformação, de construção de novas vidas. A educação como base para a garantia dos direitos previstos na Constituição de 1988 e na Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989.

E assim tem sido a tônica da Fundação Educar nessas três décadas, com a execução de programas e projetos direcionados para a melhoria do ambiente educacional. É o caso superlativo da Academia Educar, que alia a preocupação educacional com o fomento ao protagonismo juvenil.

Outra contribuição fundamental da Fundação Educar tem sido a produção de livros. São milhões de livros impressos, contemplando os mais diversos temas transversais, de interesse das crianças e adolescentes. Cidadania, cultura, meio ambiente, com textos e imagens cativantes e mobilizadores.

O incentivo ao voluntariado é outra vertente da instituição. O voluntariado como caminho para a ampliação do sentido de cidadania e bem estar comunitário.

Muito antes que o conceito de responsabilidade social emergisse com força, a Fundação Educar DPaschoal colocou em prática, portanto, a nobre noção de suporte da iniciativa privada a ações de cunho social. Várias dessas ações são realizadas em parceria, com organizações como a Fundação FEAC, o que também valoriza o sentimento de comunidade, de união entre vários atores pelo bem comum.

O que a instituição já realizou ratifica que tem estado, concretamente, em alinhamento com o espírito de seu tempo. E mais ainda: ela na realidade acaba estando à frente de seu tempo, ao ajudar a tantas crianças e adolescentes a projetar novos rumos, mais condizentes com os direitos humanos básicos.  

Enfim, a Fundação Educar DPaschoal é emblemática de como Campinas é brilhante quando ousada, corajosa, quando pensa no todo e não nas partes. Uma inspiração para que a cidade não se acomode, não aceite injustiças.

Outra contribuição fundamental da Fundação Educar foi nos debates preparatórios e pela implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado a 13 de julho de 1990, nos termos da Lei Federal nº 8069. O olhar da Fundação Educar para a juventude é o próprio espírito do ECA, que agora está  muito próximo de completar 30 anos.

Este artigo de José Pedro Soares Martins foi publicado originalmente no jornal “Correio Popular”

Sobre EcoSocial

Plataforma do empreendedorismo social, ambiental e da ciência e inovação de Campinas. As respostas que a cidade dá a múltiplos desafios emergentes.