Leia Comigo!, uma das mais importantes ações de incentivo à leitura no Brasil

Fundação Educar DPaschoal comemora entrega de 40 milhões de livros em 20 anos do projeto Leia Comigo!

Divulgada em 2020, a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, confirmou que as bibliotecas escolares continuam sendo a principal fonte de acesso a livros por parte das crianças e adolescentes. Na faixa de 11 a 13 anos, 48% dos jovens buscam nas bibliotecas das escolas os livros para ler. A pesquisa mostrou ainda que quase 70% dos alunos do ensino fundamental e médio encontram nas bibliotecas escolares, de forma total ou parcial, os livros indicados pelos professores.

São dados que comprovam a importância estratégica que alcançou o projeto Leia Comigo!, da Fundação Educar DPaschoal. A iniciativa que completou duas décadas em 2020 já resultou na distribuição gratuita de mais de 40 milhões de livros infanto-juvenis, exatamente para bibliotecas de escolas públicas e também para instituições sem fins lucrativos e outros espaços que tenham ações consistentes de incentivo à leitura.

Lançado portanto em 2000, o projeto da Fundação Educar DPaschoal promove a edição, publicação e distribuição de livros infanto-juvenis com conteúdos que “promovem valores e têm como premissa despertar a paixão pelos livros na vida da criança, incentivando a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento”, como explica a organização sediada em Campinas.  

A Fundação Educar DPaschoal assinala que promove o livro “como elemento fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania”.

Os livros são escritos com base nos 4 pilares da Educação para o século 21 (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer), conforme o relatório “Educação, um tesouro a descobrir”, elaborado para a Unesco, sob coordenação de Jacques Delors.

O Relatório Delors, como ficou conhecido, evidenciou os livros e a leitura como fundamentais para o ideal do processo de aprendizagem ao longo da vida. De acordo com o documento, é essencial que, “além de educadores e professores bem formados, o sistema educacional disponha das ferramentas necessárias para garantir uma educação de qualidade:
livros, meios de comunicação de última geração, ambiente cultural e
econômico da escola”.

A relevância do fomento à leitura, entre os estudantes brasileiros, é sempre reiterada em pesquisas as do movimento Todos pela Educação e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), promovido pela OCDE. A edição de 2018 revelou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura, matemática e ciências, se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. De acordo com o Pisa 2018, quando o assunto é leitura, o Brasil é o segundo pior do ranking sul-americano, com 413 pontos, ao lado da Colômbia (412). Em último lugar, estão Argentina (402) e Peru (401).

Reconhecimentos

Com estrutura e números alcançados como poucos projetos semelhantes no país, o Leia Comigo! já contribuiu para a criação de centenas de bibliotecas no Brasil e para a ampliação do seu acervo. Entre outros reconhecimentos o projeto foi contemplado com o  Prêmio Viva Leitura, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2007 e, em 2013, recebeu o Prêmio GRHUS Excelência.

Biblioteca virtual

Muitos títulos e distribuídos pela Fundação Educar DPaschoal, através do projeto Leia Comigo!, estão disponíveis para download gratuito, no site da organização.

Entre os autores dos livros, estão nomes de destaque no cenário da literatura infanto-juvenil, como Andrio Candido, Brasilio Carlos Zoéga Machado da Luz, Cássia Isabel da Costa Mendes, Luciana de Almeida e Patrícia Secco. Os ilustradores também têm larga experiência e reconhecimento em sua área. São nomes como os de Daniel Kondo, Edu Engel, Pierre Trabbold e os profissionais do Pandora Estúdio. Abaixo, um vídeo resumindo a trajetória de 20 anos do projeto Leia Comigo!

Sobre EcoSocial

Plataforma do empreendedorismo social, ambiental e da ciência e inovação de Campinas. As respostas que a cidade dá a múltiplos desafios emergentes.